Muitas pessoas que começam a jogar
Shotgun Diaries (pra quem quer saber do que se trata, confira nesse outro
post) ficam confusas quanto ao funcionamento de algumas regras e principalmente sobre como lidar com o
Relógio Zumbi. Eu até entendo. No próprio livreto de regras, é citado que o Mestre Zumbi pode atacar o grupo com um zumbi por nível de Relógio Zumbi, e isso frustra um pouco alguns mestres que sonham com aquela cena da chegada da horda de mortos-vivos famintos, sufocando o grupo por todos os lados. Li muitos relatos de sessão de jogo onde o mestre diz ter dificuldade em assimilar o sistema com a narrativa; e que o Relógio Zumbi foi descartado por completo em algumas sessões, pois não funcionava bem na história, limitando a imaginação do Mestre Zumbi.
Mas calma, querido companheiro RPGista e mestre. Após um tempo preparando uma sessão de
SD, eu consegui refletir sobre algumas coisas e vou dar aqui umas dicas de como usar esse divertido RPG de uma maneira menos confusa.
Zumbis
Eu penso o seguinte: o Relógio Zumbi - assim como os Suprimentos, Refúgio e todos os outros marcadores do jogo - deve ser tratado apenas como um medidor do quanto as coisas estão piorando para os Sobreviventes.
Relógio Zumbi 3 não significa 3 zumbis. Ele é apenas uma base para o Mestre Zumbi fazer os Sobreviventes correrem riscos; é ele que pressiona os jogadores, que faz o jogo ser tão dinâmico. Quanto maior o Relógio, maior o número de zumbis sim, mas não literalmente, de 1 para 1. O número de zumbis em momento algum influencia as regras ou dificuldade das rolagens, portanto deve ser tratado como uma coisa apenas figurativa. Afinal, segundo as regras, quando se corre um risco, você mata zumbis no processo (não importa a quantidade), certo?
O que deve ser levado em conta, na minha opinião, é a quantidade de riscos que os Sobreviventes devem correr, e não a quantidade de zumbis. Sendo assim eu bolei uma tabelinha simples com o nível de RZ (Relógio Zumbi) e o que ele significa, com exemplos de ameaças e rolagens de risco:
RZ 1 a 2: um ou outro zumbi ataca; exija apenas 1 jogada de risco de um dos Sobreviventes e, em caso de falha, cause apenas um susto, adicione um obstáculo ou ferimento não-letal.
RZ 3 a 5: um grupo pequeno de zumbis; um ou três Sobreviventes devem correr riscos para superar a ameaça; em caso de falha em um dos riscos, o Sobrevivente é infectado por uma mordida zumbi.
RZ 6 a 9: grupo feroz e grande zumbis cercam os Sobreviventes; todos os Sobreviventes do grupo devem realizar uma ou até duas rolagens de risco para superarem a ameaça; falha é morte.
RZ 10 ou +: horda zumbi, nenhum refúgio é seguro; cada Sobrevivente deve realizar no mínimo umas três rolagens de risco; falhar não só acarreta na morte certa, mas também em algo que prejudique o grupo todo.
Tensão e Pressão Sobre o Grupo
SD é um jogo de sobrevivência, e não de matar zumbis, por mais chocante que isso pareça. É um jogo que mostra como pessoas lidam umas com as outras quando estão sobre pressão, assim como nos filmes de zumbi. O zumbi por si só não é a real ameaça, mas sim a desconfiança e medo nas pessoas. Zumbis são um fator constante no cenário, assim como a chuva ou neve. O Relógio Zumbi determina se a neve vai ser uma avalanche (níveis altos) ou só uma brisa de leve. Zumbis estão bem longe de ser os antagonistas do jogo. Eles são na verdade uma situação que força os jogadores a buscar abrigo, comida, armas e união - coisas que ficam muito claras com o sistema de regras simples e prático do jogo.
Do meu ponto de vista, o nível de Medo de um Sobrevivente é o principal inimigo do jogo, já que é ele que pode fazer o personagem ferrar o grupo todo.
Tudo é Narrativa
E por último,
SD é também um jogo de narrativa. Use os marcadores do jogo como um guia para a sua história. Se o Relógio Zumbi estiver em 9 ou mais, seja sádico no próximo ataque zumbi; libere uma horda, cause Complicações em meio ao caos! Se o Refúgio do grupo é de nível 2, diga que eles encontraram uma casa sem muro ou poucos suprimentos; ao contrário de um Refúgio 7, que seria um verdadeiro forte apache, com cerca elétrica, muros altos e tudo mais.
Levando em conta tudo isso, fala sério: você ainda acha o Relógio Zumbi descartável?