O cenário do jogo é o de um apocalipse zumbi, onde os jogadores encarnam Sobreviventes. Até aí, não há muito segredo, nada de diferente em relação a jogos como All Flesh Must Be Eaten ou Terra Devastada. O diferencial é que aqui o clima de sobrevivência e tensão são representados por um "Relógio Zumbi", que a cada 10 minutos de jogo, aumenta em um nível; e diminui em um nível, consequentemente, o estoque de Suprimentos do grupo, o que dificulta a sobrevivência. Quanto maior o Relógio Zumbi, maiores as chances do Mestre Zumbi invadir o refúgio dos Sobreviventes com uma horda de mortos-vivos; maior o número de zumbis; e maiores as Complicações que o Mestre Zumbi pode inserir para dificultar a vida dos Sobreviventes.
Shotgun Diaries tem um sistema de regras MUITO simples, próprias para jogadores iniciantes ou sessões rápidas de jogo. Existem 6 tipos de Sobreviventes: o Forte, o Perigoso, o Astuto, o Veloz, o Furtivo e o Indefeso. Cada um deles corre riscos (rola dados) de acordo com o seu tipo; o Forte, por exemplo, rola 4 dados para proezas físicas, levantamento de peso e etc. Enquanto não houver zumbis na cena, não há risco, portanto não há rolagem de dados, tudo é narrado. Quando há zumbis, há risco, logo há rolagem de dados. Há apenas uma rolagem de 4 dados de seis lados; um ou mais dados devem resultar em 6 para o jogador ser bem sucedido. Sendo bem sucedido, ele tem o poder de narrativa, descrevendo como ele quiser a maneira como a cena se desenrola. Se houver falha (nenhum resultado 6), o Mestre Zumbi narra - quase sempre matando ou infectando o Sobrevivente.
Grupo Unido
Outro fator interessante e crucial é estar sempre em grupo. Para cada Sobrevivente que o jogador tiver consigo na mesma cena, ele ganha 1 dado de bônus para correr riscos. Há também o nível de Medo do Sobrevivente que, para cada nível de Medo, um de seus dados de rolagem é "substituído" por um dado especial (que no caso pode ser um dado de cor diferente), o Dado de Medo. Se o 6 (sucesso) acabar saindo no seu Dado de Medo, o jogador narra a cena como se tivesse sido bem sucedido, mas seu personagem deve agir com desespero, pensando apenas em sua própria segurança e ignorando o bem estar do restante do grupo; como trancar-se sozinho em um refúgio e deixar o restante do grupo do lado de fora, infestado de zumbis. Quanto maior o Medo do personagem, mais Dados de Medo ele vai ter em sua rolagem.
![]() |
| Apocalipse Zumbi, escopetas e muita correria nesse RPG. |
Contudo, há como diminuir seu nível de Medo, e aqui entra outro meta-game muito legal: os diários dos Sobreviventes. Ao final de cada sessão, o jogador escreve uma página do "diário de sobrevivência" de seu personagem, o que diminui o nível de Medo de um. Fora isso, ele pode escrever algumas verdades em seu diário, que mais tarde podem conferir dados de bônus para o grupo na próxima sessão. Ele pode escrever, por exemplo, que Alan (personagem de outro jogador) é muito bom em consertar armas de fogo; a partir da próxima sessão de jogo, sempre que essa verdade puder ser aplicada à uma determinada situação, o jogador de Alan ganha 1 dado de bônus.
Embora seja simples e rápido, SD é perfeito para one-shots e jogadores iniciantes, mas acredito que exija um pouco de experiência por parte do Mestre, que deve ser tão rápido quanto o Relógio Zumbi para criar situações, improvisar mapas e ter um bom-senso quanto ao poder narrativo do jogo. Para grupos que gostam de jogos rápidos, experimentação e tensão na mesa de jogo, sem muita pretensão e de rápida assimilação, Shotgun Diaries é o jogo ideal.
O jogo, disponível em português, pode ser adquirido pela loja online da Redbox.


Nenhum comentário:
Postar um comentário