terça-feira, 6 de novembro de 2012

O FBI

Crônicas de um jogo de Mundo das Trevas ocasionalmente fazem os jogadores trombarem com um representante da lei em algum momento. Em alguns casos, um agente do FBI usando sobretudo escuro, fazendo perguntas e ameaçando um segredo sombrio de um dos personagens. Segue aqui uma rápida introdução à esse tipo de organização.
O Departamento Federal de Investigação - ou FBI, Federal Bureau of Investigation, em inglês- é a agência governamental mais poderosa dos Estados Unidos. O FBI é o braço direito do Departamento de Justiça Norte-Americano e sua missão específica está evoluindo constantemente. Atualmente, o FBI visa acabar com o terrorismo, corrupção, crime organizado e investigar crimes graves como grandes roubos e homicídios. Eles também auxiliam outras agências policiais quando necessário.

O FBI é parte do Departamento de Justiça, que é administrado pelo Procurador Geral da Justiça dos EUA. No entanto, o Procurador Geral não exerce autoridade direta sobre o FBI - este é o trabalho do Inspetor Geral.

O Presidente dos EUA nomeia o diretor do FBI por um período de 10 anos. O diretor atual é Robert S. Mueller. Há vários subdiretores abaixo dele e um assistente de diretor chefiando cada uma das 11 divisões do FBI. Estas divisões geralmente coincidem com o tipo de crime que o FBI investiga.

História

"Foi o presidente Theodore Roosevelt que o criou, em 1908, para investigar suspeitos de corrupção, não só em relação ao Fisco, como também no sentido político, além de cuidar de negociatas com terras públicas no Oeste", diz o historiador Antonio Pedro Tota, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje, uma das responsabilidades oficiais do FBI é investigar crimes federais, como casos de seqüestro ou roubos de informações confidenciais do governo. Mas ele também pode atuar em defesa da segurança interna dos Estados Unidos, fazendo espionagem dentro do país, enquanto o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes, como no escândalo de Watergate, entre 1973 e 1974, quando a imprensa denunciou que ex-agentes da CIA espionavam cidadãos americanos dentro do país - o caso provocou a renúncia do então presidente americano Richard Nixon. Os episódios polêmicos envolvendo os dois órgãos não param por aí.

No começo da década de 70, um dos mais famosos diretores do FBI, John Edgar Hoover, foi acusado de obter informações comprometedoras sobre políticos americanos para chantageá-los. Mais recentemente, a CIA passou a ser criticada por não ter conseguido informações para evitar o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Por isso, ela enfrenta uma profunda reformulação, que afetará não apenas sua estrutura e estratégia, como também seu relacionamento com outras agências dos Estados Unidos.

Localização
O quartel-general do FBI, o J. Edgar Hoover Building, está localizado em Washington, D.C.. Cinquenta e seis escritórios locais estão localizados nas principais cidades de todo os Estados Unidos, bem como em mais de 400 agências residentes em cidades menores por todo o país, e mais de 50 escritórios internacionais estão localizadas em embaixadas americanas ao redor do mundo.


Carreiras
As principais carreiras no FBI são: Agente Especial e Equipe Profissional (composta por Análise de Inteligência; Tecnologia da Informação; Ciência Aplicada, Engenharia e Tecnologia; Linguística; Gestão Empresarial; Polícia do FBI e Apoio à Investigação e Vigilância). Os agentes do FBI possuem porte de arma, cuja utilização é restrita. A força só pode ser utilizada quando necessária para evitar morte ou lesões a agentes ou outras pessoas. Agentes não podem fazer escutas telefônicas de suspeitos sem ordem judicial.


Fontes:
Mundo Estranho
Wikipedia

Esse foi apenas um breve resumo, direto, para referência em suas sessões de jogo. Espero que seja útil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário