Os Doomhowlers vão para a Shadow enquanto os Ecos do Trovão, o Sindicato de Prata, os Scar Angels e a New Hope rumam para as Rochosas com o objetivo de espionarem os Puros, Deidrom e Roman; e aguardar os Doomhowlers. No mundo espiritual, Stargazer convoca Zendra, que surge acompanhada de Rod, o poderoso Ralunim. Ao verem o pingente - na verdade o símbolo de um pacto antigo e honrado entre Zendra e Roman - os Lunes ouvem o pedido de ajuda dos Doomhowlers. Night's Eye pede a chave para a derrota de Deidrom e Zendra revela então a verdadeira natureza do monstro.
Deidrom é um filho bastardo do Pai Lobo com Mãe Luna. Ele nasceu antes dos primeiros Uratha e apesar de ser poderoso, ele não possuía uma forma verdadeira ou personalidade, sempre mutável; sempre instável. Enojado, o Pai Lobo o rejeitou e Deidrom, angustiado, culpou sua mutabilidade pela natureza múltipla de sua mãe, Luna. Ela o acolheu mas ele respondeu com puro ódio. Temendo a fúria de seu próprio filho, Luna o amaldiçoou, separando seu espírito e sua carne para sempre. Uma parte de Deidrom, o lado espiritual, estaria aprisionado na Shadow, incapaz de cruzar os mundos como os Uratha fazem; o mesmo vale para seu lado físico. Com isso, grande parte de seu poder se perdeu, assim como sua memória. Com o passar das eras, Deidrom assumiu diversas formas no mundo físico, sempre em busca de sua origem - em busca de seu propósito. Até que ele se lembrou. A Sakendar Isi, um locus de enorme poder, seria um local apropriado para tentar retornar à Shadow, o lugar onde nasceu; o lugar onde sua odiada mãe está. Mas desprovido de espírito ou o conhecimento necessário para cruzar os mundos, Deidrom teve sua primeira tentativa frustrada.
Mesmo sabendo disso tudo, os Lunes nunca se preocuparam com Deidrom. Por mais que ele tentasse, sua entrada na Shadow estava proibida por forças maiores do que ele e sua frustração seria perpétua; contudo, cada tentativa custaria a vida de uma matilha Uratha de agora em diante. E isso era algo que os Doomhowlers não permitiriam. Presa à acordos poderosos que os Doomhowlers jamais entenderiam, Zendra e Rod se prontificam para imbuírem uma arma - uma klaive de poder inimaginável - capaz de ferir a carne de Deidrom; capaz de matá-lo. Sem a união com a carne, o espírito de Deidrom ficará para sempre adormecido nas profundezas da Shadow.
Stargazer conduz o ritual nas Rochosas, imbuindo um osso do falecido grande alfa Iron Soul com o poder dos Lunes. Enquanto isso, no Sakendar, Roman se vê a mercê de Deidrom e dos Puros. O Elodoth começa a ganhar tempo, esperando que os Forsaken estejam a caminho com a chave para a derrota de Deidrom. As matilhas, lideradas por Rachel Snow, começam a se infiltrar nas Rochosas. Com a película entre os mundos bastante fraca, o clima da região é assolado por uma forte tempestade espiritual e tremores; os espíritos pressentem que uma grande batalha começará em breve.
Armados com a Lunar Soul - a poderosa klaive - os Doomhowlers chegam e Rachel lidera as matilhas no ataque, pegando os Puros desprevenidos. Roman se junta ao Sindicato de Prata novamente para lutar ao lado dos seus Uratha, enquanto Deidrom é tomado pela raiva por ter sido enganado esse tempo todo - tanto por Roman, quanto pelos Puros, que o estavam apoiando apenas para tomarem território Forsaken. Sangue e vísceras preenchem a paisagem selvagem e conturbada. Os Puros começam a ser dizimados, tanto pelos Forsaken quanto por Deidrom, que começa a atacar sem distinguir Puro ou Forsaken - para ele, todos seriam mortos ali. Membros dos Scar Angels e do Sindicato de Prata tombam; alguns sucumbem ao Kuruth antes de caírem.
Os Ecos do Trovão e os Doomhowlers coordenam seus ataques em Deidrom, para que Night's Eye, portando a klaive, possa se esgueirar e atacar o coração da criatura. Ela teria apenas uma chance, caso contrário o esforço - e sacrifício das matilhas - seria em vão. Stoneclaws provoca o monstro, lembrando-o de ter frustrado seus planos em Chapel Hills ao queimar o próprio locus. Deidrom ataca com tudo, mas abre seu ponto fraco no processo; e Night's Eye crava fundo a Lunar Soul em seu coração. A fera emite um urro longo e terrível antes de finalmente tombar. Deidrom estava morto.
Mesmo lamentando a morte de vários companheiros de matilha, a noite era dos Forsaken. Stargazer quebra a klaive e liberta os Lunes de sua tarefa, que é honrada por todos os lobisomens ali reunidos no alto da montanha. O corpo de Deidrom é esquartejado e enterrado aos pés da montanha e Roman marca vários símbolos espirituais em sua cova, para manter curiosos e humanos afastados daquele solo. O grande locus permanecerá sem dono por um bom tempo, até que uma matilha honrada o suficiente se prove digna daquele território.
De volta à Chapel Hills, os Doomhowlers se reúnem para mais uma noite de bebedeiras, sinuca e descontração no Dead Raccoon. Stargazer enfim poderá restaurar o locus da matilha com um longo e trabalhoso ritual; Moonsky marca uma nova reunião com seu tio para preservar o Sloan Park; Stoneclaws bebe e comemora suas novas histórias e a glória recém-adquirida; Frozen Blood possui novas cicatrizes para demonstrar; e Night's Eye agora pode se sentar com o detetive Marcus mais uma vez e ouvir novos rumores que acercam a sombria Chapel Hills...




