terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cenas de Um Crime


A investigação da cena do crime é o ponto de encontro entre a ciência, a lógica e a lei. Em um cenário de Call of Cthulhu, Fear Itself ou World of Darkness, cenas em que os personagens devem solucionar um mistério são bem comuns, principalmente envolvendo um crime hediondo.

 Durante todo o processo, a prova física é somente parte da equação. O objetivo final é a condenação do criminoso. Então, enquanto o perito raspa o sangue seco sem estragar nenhuma impressão digital, remove fios de cabelo sem mexer em uma só prova ou extrai um pedaço de parede da sala, ele está levando em consideração todas as etapas necessárias para preservar as provas na forma original; de como o laboratório pode fazer com que estas provas sejam usadas para reconstruir o crime ou identificar o criminoso aos aspectos legais envolvidos, para que as provas sejam admissíveis pela Justiça. Quem acompanha seriados de TV como CSI e Dexter, sabe do que estou falando. Lá podemos ver todo o trabalho de peritos criminais agindo em uma cena asssim. O trabalho da perícia segue etapas.

Etapas
1- O perito investigador (CSI em inglês, Crime Scene Investigator) chega ao local do crime e se certifica se este foi preservado. Ele faz um reconhecimento inicial da cena do crime, para verificar se alguém mexeu em alguma coisa antes da sua chegada; elabora teorias iniciais com base no exame visual; faz anotações de possíveis provas e não toca em nada. Ele deve determinar a extensão da cena do crime e isolar a área para proteger as provas;

2- O perito documenta cuidadosamente a cena, tirando fotografias e desenhando esboços em um segundo reconhecimento. Às vezes, a fase da documentação inclui também uma gravação em vídeo. Ele documenta o local como um todo, assim como qualquer coisa que seja identificada como uma evidência e ainda não toca em nada;

3- Agora é hora de tocar os objetos, mas com muito cuidado, sempre utilizando luvas. O perito sistematicamente abre caminho em meio o caos, recolhendo todas as provas possíveis, etiquetando-as, registrando-as e embalando-as para que permaneçam intactas até chegarem ao laboratório. Dependendo da distribuição de tarefas determinadas pelo centro de investigação, o perito poderá ou não analisar as evidências no laboratório; normalmente este trabalho de análise laboratorial exige um profissional que domine áreas como biologia, medicina e química, mas existem casos em que o próprio perito trata de analisar e providenciar um laudo científico sobre a prova coletada em campo;

4- Quando os resultados laboratoriais ficam prontos, eles são enviados para o detetive responsável pelo caso, que prossegue com a investigação.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Clayton! Vou procurar manter esse ritmo e continuar postando conteúdo do tipo ehhehehehe

      Excluir
  2. tava pensando aqui, algo que nunca fiz, mas pode ser interessante é diversificar e tornar única cada cena de crime, por exemplo; uma pessoa morta em um beco, pode ter sido visitada por alguns ratos, e ter ferimentos nas extremidades do vorpo, causados pelos bichos.

    uma cena de crime em um ambiente de temperatura extremas tb pode alterar as pistas

    enfim, o foco do post não era esse, mas achei legal dat a ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas eh isso ae msmo...tem que ter alguma coisa a mais, pra envolver os jogadores e criar um mistério maior, como os fatores que vc citou.

      Excluir