segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Na Sombra do Abismo: Resumo do Cenário de Call of Cthulhu

Segue aqui um resumão do cenário de Call of Cthulhu, Na Sombra do Abismo, que eu mesmo escrevi, me baseando no conto O Assombro das Trevas, de H.P. Lovecraft. Levou um bom tempo (quase que 2 meses de pesquisa, escrevendo e amarrando a trama), criando os props do jogo (que incluíam cartas, recortes de jornais e páginas de um livro dos Mythos); foi bem trabalhoso mas no final foi recompensador.

A Igreja do Livre-Arbítrio (arte por Pete Amachree)

Fui Keeper do cenário para dois grupos diferentes: um deles terminou a história em menos de 4 horas, enquanto que outro grupo levou 2 sessões de 3 horas e meia cada para chegar ao final do mistério todo. Pretendo narrar esse cenário mais vezes, portanto não entrarei em muitos detalhes sobre os mistérios do jogo e darei um rápido resumo de como foi a sessão.

Os Investigadores
Os Investigadores foram criados por mim também, o que facilitou bastante na hora de dar os ganchos e envolver o grupo com a trama principal. Eram eles:

Padre Griffin: ex-soldado na Grande Guerra, agora é um homem devotado em ajudar almas torturadas, como a dele, que ainda é assombrado pelas atrocidades que cometeu na guerra.

Janice White: uma mulher independente, jornalista afiada, escritora e detetive particular. Teve um caso com Blake meses atrás.

Dr. Cable: alienista difamado pelo uso de alucinógenos e drogas, atualmente batalha pela guarda de sua filha e tenta recuperar sua carreira.

Roman Cotton: professor de História Antiga e especialista em cultura egípcia, foi criado em um orfanato onde desenvolveu um grave medo do escuro (escotofobia). Cotton é irmão de Blake, mas foram separados pela adoção quando crianças.

Brian Field: escritor de horror e poeta, Field era o melhor amigo de Blake. Interessado pelo macabro e o paranormal, Field é visto como um louco, mas possui um misterioso e enigmático admirador de suas obras, que lhe envia cartas indicando locais ou casos estranhos (que podem vir a servir de inspiração para próximos contos).

O Sistema
Eu tinha acabado de adquirir o Rastro de Cthulhu e gostei muito do sistema, principalmente o lance da investigação, pistas e a forma como conduzir tudo isso. Mas eu já era familiarizado com o BRP a um bom tempo e gosto da forma rápida e simples que os testes são feitos (menor ou igual à porcentagem, sucesso...maior, falha...e pronto). Então fiz uma adaptação, deixei uma ficha de personagem mais enxuta, tirei as estatísticas de STR, CON, APP e outros atributos; deixei apenas os valores de Idea, Know, Luck, Sanity, HP, MP e Skills, pois gosto de estatísticas fáceis e minimas em meus jogos, deixando mais abertura para narrativa e roleplay.
Eu também acrescentei as Motivações e Pilares de Sanidade do Rastro, o que acredito que ajudou bastante os jogadores na hora de interpretarem perda de Sanity e perturbações.

O Mistério
Robert Blake, um perturbado artista, é encontrado morto em seu estúdio, na cidade de Providence, Rhode Island. Seu cadáver foi encontrado seco, sem fluído ou sangue algum no corpo, como uma múmia. Sua morte ocorre semanas depois que ele e seu grupo literário fizeram uma incursão em uma igreja abandonada e tida como "mal-assombrada": a Igreja do Livre-Arbítrio. Como não podia deixar de ser, isso tudo desperta um horror milenar que estava oculto pelo tempo no interior das ruínas da igreja...

Explorando os horrores da igreja (arte por Pete Amachree)

O Jogo
Para reforçar o clima da coisa, apagamos as luzes e acendemos velas. Antes de começar, dei uma rápida introdução sobre o clima de Call of Cthulhu e pedi aos jogadores que evitassem conversas e piadinhas, para podermos experimentar essa imersão. Felizmente, ambos os grupos foram bem fiéis à essa premissa.
Os Investigadores são convidados para o velório de Blake. Lá começa toda a interação com as pistas, que começam na casa de Blake, onde ele foi encontrado morto; o grupo conhece NPCs, como o policial William Monahan, o Padre Merluzzo e o Dr. Wilcox; e ouvem sobre os delírios de Blake, que dizia estar sendo assombrado por pesadelos e visões.

Todo esse início fisgou ambos os grupos de uma forma que me surpreendeu, ainda mais com ganchos que envolviam o passado dos personagens diretamente com o passado de Blake. A cena em que eles entram no estúdio onde o corpo de Blake foi encontrado foi tensa, com alguns personagens vivendo flashbacks enquanto procuravam pistas, diários e anotações no meio de pinturas estranhas.

A investigação leva o grupo até Federal Hill, onde eles exploram a Igreja do Livre-Arbítrio em busca de mais pistas. Após descobrirem muitos segredos sujos da cidade, um culto macabro e livros dos Mythos, eles acabam com uma peça-chave do caso nas mãos; algo que também desperta um horror antigo que começa a assombrar os Investigadores.
Nesse ponto as coisas começaram a ficar tensas. Personagens perderam muitos pontos de Sanity em pouco espaço de tempo, desenvolveram perturbações, que acarretaram em alucinações com seres alienígenas, crianças sacrificadas e uma sombra espreitando quando a noite cai. Um deles chegou a desenhar Elder Signs por todo o quarto após descobrir que o símbolo servia de proteção contra os Mythos (embora no jogo eles apenas sabiam que era um símbolo místico que repelia forças obscuras que assombravam Federal Hill).

Como se isso não bastasse, os Investigadores ainda chamam a atenção dos cultistas, que estão infiltrados na sociedade e que vigiavam todas as atividades que ocorrem na Igreja. No clímax do jogo, que acontece em um sanatório, há algumas revelações, surpresas sobre o passado da Igreja e da identidade dos cultistas; além da descoberta das reais intenções - conectadas ao destino de Blake - do Assombro que persegue os personagens no decorrer da trama.

O Assombro das Trevas (arte por Leandro Novo)

A Conclusão
Não posso contar muita coisa aqui, mas o final do jogo teve duas conclusões completamente diferentes, uma para cada grupo. Em um deles, um dos personagens estava tão perturbado que fez uma coisa totalmente inesperada e masoquista, o que exigiu do meu improviso. No final, ficou muito bom, melhor do que o final que planejei.

Enfim, Na Sombra do Abismo foi um sucesso e pretendo fazer mais play-tests, com outros grupos para então poder disponibilizar o cenário, na íntegra, para download em PDF, com fotos e os props que utilizei durante o jogo. Aguardem novidades sobre o cenário.

2 comentários:

  1. Vc tem a aventura escrita?
    Gostaria de narra-la em um encontro de RPG em Janeiro.

    Teria como me mandar a aventura + props??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu ando meio na correria ultimamente...mas ainda irei providenciar o cenário em pdf, é só uma questão de tempo mesmo...pra pegar e organizar as idéias e tal.

      Excluir